segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Eleição para diretores e vice-diretores

A necessidade de promover a articulação entre a escola e a comunidade a que serve é fundamental. O entendimento de que a escola não é um órgão isolado do contexto global deve estar presente no processo de organização de modo que as ações a serem desenvolvidas estejam voltadas para as necessidades comunitárias. Este envolvimento é característica de uma gestão democrática onde há participação de todos os envolvidos, sem nenhum tipo de hierarquização.
Acredito que a eleição para diretores e vice-diretores possa vir a constituir-se num primeiro instrumento de democracia na escola. Pois o pleito possibilitara que a vontade e os desejos da comunidade escolar sejam respeitados. Essa é a maneira que mais favorece o debate democrático na escola, o compromisso e a sensibilidade política por parte do diretor, além de permitir a cobrança e a co-responsabilidade de toda a comunidade escolar que participou do processo de escolha.
Ana Angélica em seu livro A eleição para diretores e a gestão democrática da escola pública, retrata esta realidade através de uma experiência pioneira na rede estadual de Ensino de Volta Redonda, partindo da idéia de que a eleição pode ser um caminho para a implantação de uma gestão mais democrática na escola.
Na Bahia essa ação já ocorre na rede municipal de ensino.Já na rede Estadual o modelo vigente acontece através de apadrinhamento político. Com o intuito de implantar as eleições para diretores na rede estadual de ensino a nova Gestão do Governo criou neste segundo semestre um projeto de lei que está em tramitação para implantar o sistema de eleições para diretores e vice-diretores nas escolas da rede estadual Baiana. Segundo a secretaria a eleição não será um evento isolado, haverá o acompanhamento da formação continuada dos dirigentes e constantes avaliações das equipes gestoras, confiando que essa medida se converta em melhoras na qualidade da educação oferecida nas escolas baianas da rede estadual.

OLIVEIRA, Ana Angélica R. A eleição para diretores e a gestão democrática da escola pública: Democracia ou autonomia do abandono? Editora Alfa Omega, São Paulo 1996.

http:: //www.sec.ba.gov.br

domingo, 2 de dezembro de 2007

Como passou rápido

Como passou rápido....

Confesso que quando iníciou esta disciplina não esperava que seria tão interessante. No início fiquei meio apreensiva, mas com o decorrer do semestre fui me envolvendo tanto que nem me dei conta que o tempo foi passando, passando e praticamente já terminou o semestre.
Essa disciplina contribui bastante na minha formação acadêmica e espero fazer bastante proveito dela no meu cotidiano, na minha prática docente.
Fico com a saudade de mais um semestre que se foi e anciosa para o próximo semestre que vem, a busca de novos conhecimnetos.

Um Bjãoooooooooooo para todos que participaram desta disciplna e direta ou indiretamente contribuiram para minha formação durante esta etapa.

Obrigadaaaaaaa a todossss por tudooooooo.